Criação de uma dramaturgia cênica realizada a partir do corpo, sem o auxilio de texto teatral
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INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa surge de
interesse pessoal de poder experimentar de forma
pratica e teórica a criação de uma composição cênica que suja do corpo e,
assim, criar uma dramaturgia cênica sem a utilização de texto dramático ou
qualquer obra literária.
A necessidade dessa pesquisa se dar
pelo motivo de poder levar para alunos de teatro experimentações de conceito já
existente relativo a dramaturgia do corpo, e assim, juntos descobrir vertentes
que possam compor uma dramaturgia e que a mesma não seja provocada por qualquer
tipo de literatura, mais que essas provocações sejam a partir de outros
elementos.
Pude experimentar essa questão no
grupo do qual faço parte como diretor artístico e detectei algumas
possibilidades de criação cênica que se cominou em três peças de dança-teatro.
Segundo Jonas Mourilheon “O conceito de dança-teatro surgiu na Alemanha, no
Folkwang Tanz-Studio, criado por Kurt Joos no final da década de 20 e ganhou
notoriedade a partir da década de 70, tendo na figura da coreógrafa alemã
Pina Baush seu principal expoente”.
Para tanto, tenho o interesse de
experimentar formas de processo de criação de uma dramaturgia corporal dentro
da sala de aula, especificamente com alunos de teatro e dança. E Assim, verificar
e experimentar as possibilidades, já desenvolvidas por alguns criadores e
pensadores relativo a esse conceito e por fim, elencar o material desenvolvido
selecionar o que for pertinente e compor uma peça como resultado final.
Justificativa
Justificativa
O Desejo de pesquisar esse conceito de dramaturgia corporal com alunos de teatro e dança se dá pelo fato de descobrir e experimentar alguns caminhos que possivelmente levou alguns criadores a desenvolver suas obras, e com isso poder mostrar ou não aos alunos que a criação de uma peça cênica não necessariamente se dar com base em texto teatral ou de qualquer outra obra literária.
E com a referencia em criadores/pesquisadores relativo a esse conceito já existente, pretende-se com os corpos nutridos ou não de experiências artísticas desses atores e bailarinos desenvolver uma comunicação interpessoal dado pela experimentação e composição de uma dramaturgia do corpo.