Minhas coisas de Faculdade



Criação de uma dramaturgia cênica realizada a partir do corpo, sem o auxilio de texto teatral


1             INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa surge de interesse pessoal de poder experimentar de forma pratica e teórica a criação de uma composição cênica que suja do corpo e, assim, criar uma dramaturgia cênica sem a utilização de texto dramático ou qualquer obra literária.
A necessidade dessa pesquisa se dar pelo motivo de poder levar para alunos de teatro experimentações de conceito já existente relativo a dramaturgia do corpo, e assim, juntos descobrir vertentes que possam compor uma dramaturgia e que a mesma não seja provocada por qualquer tipo de literatura, mais que essas provocações sejam a partir de outros elementos.
Pude experimentar essa questão no grupo do qual faço parte como diretor artístico e detectei algumas possibilidades de criação cênica que se cominou em três peças de dança-teatro. Segundo Jonas Mourilheon “O conceito de dança-teatro surgiu na Alemanha, no Folkwang Tanz-Studio, criado por Kurt Joos no final da década de 20 e ganhou notoriedade a partir da década de 70,  tendo na figura da coreógrafa alemã  Pina Baush seu principal expoente”.  
Para tanto, tenho o interesse de experimentar formas de processo de criação de uma dramaturgia corporal dentro da sala de aula, especificamente com alunos de teatro e dança. E Assim, verificar e experimentar as possibilidades, já desenvolvidas por alguns criadores e pensadores relativo a esse conceito e por fim, elencar o material desenvolvido selecionar o que for pertinente e compor uma peça como resultado final.

Justificativa


O Desejo de pesquisar esse conceito de dramaturgia corporal com alunos de teatro e dança se dá pelo fato de descobrir e experimentar alguns caminhos que possivelmente levou alguns criadores a desenvolver suas obras, e com isso poder mostrar ou não aos alunos que a criação de uma peça cênica não necessariamente se dar com base em texto teatral ou de qualquer outra obra literária.

E com a referencia em criadores/pesquisadores relativo a esse conceito já existente, pretende-se com os corpos nutridos ou não de experiências artísticas desses atores e bailarinos desenvolver uma comunicação interpessoal dado pela experimentação e composição de uma dramaturgia do corpo.