Minhas coisas de Faculdade

Mascara pronta:







Desenho da Mascara   



















                                            
Suporte Cênico:

                                                      Tarefa da Semana 10
Visite o site do dramaturgo Dario Fo e o site do Grupo Moitará. Leia o livro da semana sobre Commedia dell'Arte e elabore um texto de 2 laudas. Discorra sobre as caracteristicas físicas e comportamentais dos seguintes personagens da Commedia: Arlequino, Puncinela, Doutore, Pantalone e Enamorados.


A Commédia dell’arte é puramente uma comedia de habilidades e de improviso, surgiu no século XVI e movimentando a Europa Ocidental. Pois os atores se apresentavam em diversos lugares como por exemplo as praças das cidades por onde passavam, só de pois de muito tempo passaram a ser convidados a se apresentar para corte e em outros lugares.

Os grupos nas maiorias das vezes era formado por familiares como o marido, esposa e seus filhos e dividiam as tarefas administrativa entre o marido e a esposa. Podemos perceber que um elemento muito forte na commédia é a mascara e em sua grande maioria tem referencia que vem dos animais e por causa da baixa corte as mascaras tinha características dos animais domésticos pois se tinha uma vida muito precária e os personagens da alta corte não se utilizava. Com isso, podemos perceber que cada mascara tem características muito próprias e que se conecta com toda a fisicalidade do corpo como podemos ver abaixo:
  


  • Arlequino:
É a Pura junção de um gato com macaco, utiliza-se de saltos e pequenos pulos, e com uma suave articulação de braços e pernas e que também de tempo em tempo ele se desfecha num grande e enérgico salto. E se tem em sua testa uma espécie de selo vermelho e se assemelha a um botão.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6Udhv-Nk1JBY8U1EuwDrYEpEVB05rquRkfUxWd6EOmBGevaUZ_SWBAGagvI6zJT_RfF9Y5qowby_kLH1zQm3VLCZrdZXSVR6k9ZGQp9VHeAbAm7YrxDEA_UPRh_727aL84gafJuby41I/s1600/arlequim2.jpg


  • Puncinela:
O Peculcinella e o Arlecchino tem uma forte conexão, são dois grandes galhofeiro, pois um rouba o papel do outro. E o que mostra a diferença entre um e o outro e a linguagem. O Pulcinella tem a arte de sobreviver e se virar.


  • Doutore:
Dottore era pedante normalmente advogado ou médico, falava o dialeto bolonhês intercalado com frases ou palavra em latim. Gostava de ostentar a sua falsa erudição mas era enganado pelos  outros por sua extrema ingenuidade. Era um marido ciumento e geralmente traído pela companheira. Sua máscara era um acento que só marca a testa e o nariz.
Ficheiro:SAND Maurice Masques et bouffons 04.jpg



  • Pantalone:
Entre os personagens que utilizam mascaras encontrados os velhos e os criados. Os velhos são Pantalone um rico mercador de Veneza, geralmente conservador e avarento, era apaixonado por provérbios apesar da idade cortejava donzelas da comédia Sua máscara é negra e se caracterizava por seu nariz curvo em forma de garra, sua barbicha pontuda e sua figura esguia. Pantalone contrastava e completava no jogo cênico com a figura redonda do outro velho, o Dottore que podia nas tramas ser amigo ou rival.

d401007

  • Enamorados:
Os enamorados tinham sua representação por homens e mulheres cultos e belos. Falavam com elegância, e poderiam ser personagens ingênuos e não muito  brilhantes.Vestiam-se com roupas da moda e não utilizavam máscaras. A enamorada dependendo da trama poderia ser cortejada por dois pretendentes um jovem e um velho.

d401006




















































tp://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JQ5-AeVg6Ic





Análise dos Vídeos:


-Os elementos da câmera fixa foram bem aplicados? Cite momentos que ilustrem sua opinião.
Sim, tem só um pequeno e leve defeitinho, a câmera da uma leve mexida, mais nada que saia da proposta. Não por que sou do pólo de Ipatinga, mais, ficou muito bem realizado em todos os sentidos.
E a seqüência que mais gostei de ver e que achei mais próximo foi a 2ª e a 2B
-Qual é a sua opinião a respeito da interatividade do nosso vídeo?
Acho de muita importante essa interação, é muito bom de ver o que os outros pólos estão pensando e criando, e vejo que cabe muito para essa disciplina, de nos interagir através das tecnologias.
- Quais caminhos da trama você preferiu e porquê?
Como disse antes, gosto dos caminhos da 2B e a 3B. Pois vejo que nelas dar pra se encontra uma história, não que as outras não der, mais que para mim dar uma boa seqüência dramatúrgica e do fluxo de um fim de uma cena pra outra.
- Você tem sugestões de outras opções de continuidade e de finais para serem criadas?
Bem acho que eu teria que mudar muita coisa da história. Mais, irei concordar com esses fins!




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------








Vou comentar o Vídeo de André Francisco e Rafaela Alves TEA 12, onde a proposta dessa atividade é de fazer um vídeo com a câmera parada.


O que me chama muita atenção no vídeo além do que eles fizeram o que exatamente foi pedido, e não vejo nada de inovador comparando com os demais inclusive o meu próprio vídeo. Mais é a brincadeira com a edição e a espontaneidade de como eles brincam com o que foi pedido como proposta da atividade. As falas, profundidade as bordas e por vai.